quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Rede de Comunidades Saudáveis do Rio de Janeiro

O que é a Rede de Comunidades Saudáveis?
A Rede é uma iniciativa social por comunidades saudáveis, inspirada no direito à saúde e no movimento internacional de Comunidades/Cidades Saudáveis, um programa global da Organização Mundial da Saúde.

Em 10 de maio de 2005, na cidade do Rio de Janeiro, mais de 60 comunidades e o Centro de Promoção da Saúde lançaram as bases deste movimento através de um ato público com a assinatura da Declaração de Princípios por Comunidades Saudáveis do Estado do Rio de Janeiro.

Este movimento foi apoiado pelo Ministério da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, OPAS - OMS, Dreyfus Health Foundation, Ford Foundation, várias universidades e outras ONGs.

Por que uma Rede?
No coração desta iniciativa encontra-se o conceito fundamental do Cedaps, de que as comunidades são o núcleo central da transformação social – identificando, planejando e desenvolvendo intervenções que gerem desenvolvimento e qualidade de vida.

Acreditamos que um movimento organizado, de caráter coletivo, participativo e construtivo, potencializa o trabalho de cada grupo comunitário, gerando poder coletivo que possibilita a ampliação de seus horizontes de trabalho e de luta. A rede representa um marco para a melhoria das condições de vida e saúde nas comunidades, fortalecendo suas ações no campo da Promoção da Saúde.

Como surge a Rede de Comunidades Saudáveis?
Desde 1993, o Cedaps vem se constituindo como referência técnica e entidade de apoio para grupos, iniciativas e associações representantes de comunidades populares que produzem saúde em favelas e bairros de periferia. Com a intensa experiência acumulada e a clareza do valor e da importância de cada ação local para a Promoção da Saúde, o Cedaps, em conjunto com este movimento social, gera em 2005 a Rede de Comunidades Saudáveis do Estado do Rio de Janeiro.

Um comentário:

Rede de Comunidades Saudáveis disse...

Próxima reunião da Rede de Comunidades Saudáveis: 07 de novembro

Fala, Comunidade 8! - de 11 a 13 de dezembro no Rio de Janeiro