No dia 26 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, organizações não-governamentais e instituições localizadas na Área de Planejamento 1.0, realizaram mais uma "Celebração da Saúde e da Cidadania". O evento - uma experiência que busca unir a linguagem da saúde e da cultura, a partir da perspectiva da promoção da saúde – aconteceu na Praça Tiradentes, centro do Rio.
O evento teve atrações como peças teatrais, apresentações musicais, desfile, além de diversas barracas com informações ligadas a promoção da saúde. O CEDAPS e a Rede de Comunidades Saudáveis estiveram presentes no evento com duas barracas com exposições de materiais educativos, informações sobre promoção da saúde, DSTs, aids, tuberculose e outras doenças.
Participantes do projeto “Iniciativa Territorial para Promoção da Saúde Sexual e Reprodutiva em Comunidades Populares” - desenvolvido em parceria com instituições comunitárias do Complexo do Alemão e da Penha, com o apoio financeiro da Fundação Ford – organizaram um camelô educativo com informações sobre DST/Aids, tuberculose e saúde sexual e reprodutiva. Antonio Sacramento (Gafrobá/Belford Roxo) encenou o “homem-camisinha”, distribuindo material informativo. Kakau Moraes (Precvida/Rio das Pedras) participou do desfile organizado pela Daspu,a grife de prostitutas criada pelo grupo Davida.
Na Celebração da Saúde e da Cidadania, sete Grupos Articuladores Locais apresentaram a Plataforma dos Centros Urbanos apresentando os direitos fundamentais de crianças e adolescentes.
Celebração da Saúde
Um dos objetivos da Celebração é refletir a saúde como uma construção social e fortalecer a ideia de que a participação de toda a sociedade, e não apenas da área médica, é o caminho para encontrar novas e criativas soluções para promover a saúde - com arte, teatro, cultura, música, celebrando a vida. Para Vitor Pordeus, coordenador do Núcleo de Cultura, Ciência e Saúde/SMSDC – núcleo responsável pela idealização desta celebração -, o mote principal do trabalho é "todos podem ser artistas, cientistas e cidadãos". A Celebração da Saúde e da Cidadania já visitou outros bairros da cidade.
Veja fotos na Galeria
Um comentário:
E uma diversidade de ações, como a da Rede de Comunidades Saudavéis que me motiva diante de todas as dificuldades seguir. Ultimamente tenho pensando em como podemos desenvolver ações de prevenção, sem material educativo e insumos. A demanda e grande para nós que somos referencia na comunidade. E mesmo assim falta. Fica dificil, quando sabe se que a gente incentiva, mais muitas vezes tem que dizer não tem!
Deixo aqui minha pergunta, mesmo com as articulações os preservativos ainda falta. O que fazer então? Parar?
Postar um comentário