segunda-feira, 12 de julho de 2010

VIII Congresso Brasileiro de Prevenção DST/AIDS e I Congresso Brasileiro de prevenção das Hepatites Virais

Vivendo Direitos: Acesso, Equidade e Cidadania                                  

Foi JUSTAMENTE o que aconteceu nestes dias 16 a 19 de junho de 2010 em Brasília. De suma importância para as práticas de promoção da saúde.
Lá estiveram pessoas de todo os estados com diferentes formas de pensar e praticar promoção da saúde neste universo onde ainda as secretarias têm dificuldades de se comunicar, dificultando assim o trabalho de gente que se preocupa com gente.

Afinal, doença não dá em pau!!! Ou dá???

Umas das minhas maiores preocupações atuais é a questão da educação para a saúde, que ainda precisa dar um grande pulo para melhorar a qualidade de vida das crianças e dos adolescentes dentro do espaço escolar.
Estamos caminhando! É ainda é difícil falar de temas que para muitos ainda existe um certo tabu, preconceito, quando, na verdade, deveria haver responsabilidade.

O Congresso para mim foi cansativo, inovador e satisfatório. Com uma diversidade que me deixou apaixonada e esperançosa. Estar na cidade onde quase tudo se decide, discutir, ouvir e trocar experiências é um presente de Deus para mim, que precisava registrar aqui.

A Rede de Comunidades Saudáveis se fez presente é claro! Isso temos que agradecer ao Cedaps que, para mim, é a única ONG que consegue articular com as comunidades, proporcionando um novo futuro, uma nova esperança para algumas pessoas que já estavam pensando em desistir. Quero ressaltar que ficar em um retiro também foi para mim uma grande experiência... rsrsrs...
E ver o livro educativo “Daniel e Letícia” ["Daniel e Letícia Falando sobre Aids", livro que fala sobre as experiências de vida de crianças soropositivas e de quanto necessitam de solidariedade, amor, respeito e cuidado, sem preconceito ou discriminação] reproduzido em teatro foi emocionante. Parabéns à organização...e a todos que se fizeram presentes.
Que venham os próximos e que as trocas aconteçam!

Por Kakau Moraes - Precvida/RCS
kakaumoraes.precvida@hotmail.com
Mais textos da Kakau em: www.kakaumoraes.blogspot.com

Nenhum comentário: