quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Conexão G realiza evento contra homofobia na Maré


No próximo dia 23 de fevereiro, o grupo Conexão G realiza, na comunidade Nova Holanda, o evento "Maré contra a homofobia e DSTs/Aids! Diversidade sexual e paz nas favelas". O objetivo é ampliar a discussão sobre o tema, lutar contra a violência e promover o respeito às diferenças na região. É o primeiro evento contra homofobia no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio.

Fundado há dois anos, o Conexão G (Conexão Gente) é formado por jovens voluntários homossexuais e heterossexuais da Maré. Além de promover oficinas, o grupo distribui camisinhas e orienta profissionais do sexo do local sobre prevenção das DST/Aids.

O evento, que acontecerá a partir das 14h, terá um seminário com duas mesas temáticas (“Violência” e “DSTs/Aids”), atividades de recreação, shows de música, show lúdico com drag queens da comunidade e camelôs educativos com informações sobre DSTs/Aids.

A idéia do encontro surgiu dentro do projeto “Derechos Direitos Juventude”, promovido pela Fase (Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional). O projeto oferece suporte aos grupos envolvidos com protagonismo juvenil para que eles realizem ações de exigência de direitos que estejam sendo violados.

“A homofobia é muito grande na Maré. É um direito que estava sendo infringido. Então pensamos como articular para mudar essa realidade. Daí surgiu essa ação”, diz Gilmar Santos, 23 anos, presidente do Conexão G.

Morador da comunidade Nova Holanda, Gilmar fala sobre a importância de se realizar eventos nas comunidades populares: “Temos que pensar políticas públicas diferenciadas para os gays de comunidades. Os maiores centros de referência do movimento GLBT sempre são encontrados nos centros urbanos e não desenvolvem projetos dentro de favelas”.

Para o grupo, que também participa da Rede de Comunidades Saudáveis do Rio de Janeiro, o mais difícil é conseguir apoio “Somos todos voluntários. Estamos realizando este grande evento graças a articulações com o CEDAPS, que assessora o grupo, e a FASE”, diz Gilmar.

O evento, aberto a instituições, ativistas, movimentos sociais, associações e interessados na temática, acontecerá no Grêmio Recreativo Escola de Samba Gato de Bonsucesso. O endereço é Rua Tancredo Neves, S/N°, na Nova Holanda. Quem vem pela Avenida Brasil tem que descer na passarela 9. Uma referência é o Campo da Paty. Outras informações pelo telefone (21) 9836-5735 ou (21) 8246-8262.

2 comentários:

Anônimo disse...

o grupo Conexão G faz um marco histórico pois é a primeira instituição GLBT que atua prioritariamente em comunidade, nunca se ouviu falar em grupos que atuassem tão ativamente nessas áreas, esse evento é então é um grito aos movimentos sociais e aos gestores, dizendo que nas comunidades também tem gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transsexuais e quando for pensar em políticas públicas para o movimento devemos entender que esse recorte precisa ser feito porque se não for assim os direitos ficam restringidos a quem mora na "zona-sul". então o grupo Conexão vem dar um ponta-pé nessa discussão. esperamos todos lá.

Mauro Lima -Diretor Grupo Conexão G

Casa Própria LGBT disse...

Favor informar telefone e e-mail do Sr. Gilmar Santos, diretor do Grupo Conexão G (Favela da Maré).
Grato, Haroldo Rebello.
htpp://casaproprialgbt.com.br
Tel.:(21) 7718-3269