quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Organização integrante da RCS realiza ação social na Zona Norte do Rio

No dia 08 de agosto a Associação de Mulheres e Amigos do Morro do Urubu – Amamu realizou “Um Dia de Cidadania” com diversos serviços para os moradores da comunidade. A ação social incluiu informações sobre dengue, DST/Aids e tuberculose, corte de cabelo, orientação jurídica e isenção para retirada de segunda de via de documentos.

Os auxiliares de controle de endemias, Jorge Luiz e Vanderléia Araújo, da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, participaram da ação, informando os moradores sobre prevenção à dengue – doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

“A gente trabalha de segunda a sexta, dando palestras em escolas, empresas e fazendo visitas domiciliares também”, explicaram. Orientando pessoas como a moradora do Morro do Urubu, Rosane Batista:”Aqui, em 2008, tivemos muitos casos de dengue, inclusive com falecimentos. Eu também tive suspeita de dengue.Na época não busquei informação, mas hoje tive oportunidade e estou me informando. Até porque vi os vidrinhos com sal e não sabia que usava. Na propaganda só passa que temos que usar água sanitária e areia. Não sabia que podia usar cloro e sal fino e grosso também”.

Prevenção

Agente voluntária de Tuberculose e DST/Aids da Amamu, Ana Cristina, ficou responsável por informar os participantes da ação sobre as doenças. Ela conta, que suas primeiras capacitações sobre o tema foram em 2004, no CEDAPS, daí para cá ela diz que não parou mais:

“No início foi bem difícil porque sempre fui muito tímida, mas fui participando de oficinas e agora ajudo na Amamu”.

A Fundação Leão XIII também enviou funcionários para participarem da atividade. Durante toda atividade eles entregaram isenção para retirada de segunda via de certidão de nascimento, casamento, identidade e óbito: “o que as pessoas mais procuram é a identidade e certidão. Muitos perdem em bailes ou festas”, disse, a funcionária administrativa da Fundação, Eliana Oliveira.

Todas os serviços foram oferecidos gratuitamente para a população. Segundo a presidente da Amamu, Sônia Regina Gonçalves, a ação cumpriu com o objetivo de levar informações aos moradores do local.
Veja mais fotos na Galeria

Nenhum comentário: